O Libertad paraguaio, líder do Grupo H da Copa Libertadores, recebe nesta terça-feira um Grêmio que chega a Assunção em busca de uma vitória que lhe recoloque na briga pela segunda posição e pela vaga nas oitavas de final da competição.

O Libertad, com 12 pontos, garantiu a classificação à próxima fase derrotando na última rodada a Universidad Católica, segunda com 6 pontos. Já o Grêmio é o terceiro colocado com 4 pontos e precisa vencer o líder paraguaio para seguir com esperanças de avançar de fase.

Para buscar o objetivo continental, o Grêmio se vê fortalecido pela recente conquista do Campeonato Gaúcho encima do arquirrival Internacional nos pênaltis.

O time do técnico Renato Gaúcho tentará agora vingar a derrota sofrida das mãos do Libertad em Porto Alegre (1-0) na segunda rodada da fase de grupos da Libertadores, uma competição que é prioridade para a torcida Tricolor, que viu sua equipe erguer o troféu continental há dois anos e não aceitaria vero time ser eliminado precocemente nesta temporada.

– Libertad intocável –

Do outro lado do campo, o Grêmio verá um Libertad intocável na Libertadores, com quatro vitórias em quatro jogos, e que vem de vitória no sábado por 2 a 1 sobre o River Plate pelo Campeonato Paraguaio.

O zagueiro e capitão Paulo Da Silva, porém, sofre com problemas musculares e tenta se recuperar para o confronto contra o Grêmio. Já os atacantes Oscar Cardozo e o argentino Adrián Martínez, artilheiro da Libertadores com 6 gols, estarão em campo após serem poupados no fim de semana.

Já classificado, o Libertad segue focado na Libertadores e tenta garantir a melhor campanha geral da fase de grupos da competição, o que lhe valeria um teórico adversário mais fraco nas oitavas de final.

No momento, o Libertad disputa a melhor campanha com outras duas equipes que também têm 100% de aproveitamento após quatro rodadas: o rival paraguaio Cerro Porteño, no Grupo E, e o Cruzeiro, no Grupo B.

A partida será apitada pelo árbitro venezuelano ALexis Herrera, com os compatriotas Jorge Urrego e Tulio Moreno como assistentes.

– Prováveis escalações:

Libertad: Martín Silva – Iván Piris, Luis Cardozo, Paulo Da Silva, Ayrton Cougo – Antonio Bareiro, Ángel Cardozo Lucena, Alexander Mejía, Rodrigo Rivero – Adrián Martínez e Óscar Cardozo. T: José Chamot.

Grêmio: Paulo Víctor – Leonardo Gomes, Pedro Geromel, Walter Kannemann, Bruno Cortez – Maicon , Matheus Henrique, Alisson, Jean Pyerre – Everton; e André. T: Renato Gaúcho.

hro/cl/am