Esportes

Grêmio faz confronto direto contra o Criciúma pelo G-4 da Série B em Porto Alegre


Sem vencer há dois jogos e fora do G-4, o Grêmio volta a campo nesta quinta-feira de olho na reabilitação na Série B do Campeonato Brasileiro. Em casa, na Arena Grêmio, recebe o Criciúma, às 19h, pela oitava rodada. Não será uma missão fácil, já que o adversário também quer entrar de vez na briga pelas primeiras colocações.

Atualmente, o Grêmio aparece na sexta colocação, com 11 pontos, dois atrás do Vasco, que tem 13 e é o primeiro time dentro da zona de acesso. Já o Criciúma não vencia há cinco jogos, mas se reabilitou na rodada passada ao bater o lanterna CRB por 3 a 0 e agora tenta manter um equilíbrio na tabela. Os catarinenses vêm perto do rival gaúcho, em oitavo, com nove.

Para o duelo, o Grêmio teve pouco tempo de preparação, afinal retornou do interior paulista, onde empatou com o Ituano por 1 a 1, apenas na tarde de terça-feira. Focado na reabilitação, o técnico Roger Machado deve fazer duas mudanças no time titular. A primeira por motivos médicos e a segunda por opção técnica.

Sem poder conta com os laterais de origem, Edílson e Rodrigo Ferreira, ambos lesionados, o zagueiro Rodrigues voltará a atuar improvisado no setor, assim como aconteceu durante o Campeonato Gaúcho. Já no ataque, com a proposta de dar mais qualidade ao setor ofensivo, Elkeson deve ganhar a chance no lugar que vinha sendo de Elias e irá fazer dupla ofensiva com Diego Souza.

“Eu preciso de alguém que leve a bola para perto do gol. O Elkeson é mais móvel e busca a profundidade. É possível. Eu gostei do que eu vi no segundo tempo contra o Ituano, ganhei peso na área. Ganhei busca de profundidade pelo meio”, explicou o comandante sobe a provável mudança.

Do outro lado, o técnico Claudio Tencati terá duas baixas para armar o Criciúma, uma de última hora e outra que já está fora desde a última rodada. São eles: o atacante Tiago Marques que foi substituído no segundo tempo do duelo contra o CRB por conta de dores no joelho direito e após exames de imagens foi diagnosticado com uma entorse no local, sem previsão de volta. E o meia Marquinhos Gabriel que segue no DM se recuperando de uma lesão na posterior da coxa direita.

Por outro lado, o volante Arilson que saiu da última rodada sentindo as costas após levar uma pancada, treinou normalmente neste começo de semana e não é dúvida para o duelo. Além dele, o zagueiro Kadu, recém contratado do Hercílio Luz, poderá fazer sua estreia. Por não ter atuado em nenhum outro clube em competição nacional neste ano, o defensor pôde ser inscrito mesmo com a janela de transferências fechada.