O Grêmio acertou a contratação do meio-campista Jaminton Campaz, considerado uma das maiores promessas do campeonato colombiano, informaram várias fontes nesta terça-feira.
O tricolor gaúcho comprou 100% do passe do jogador de 21 anos, da seleção colombiana e do Deportes Tolima, por um valor próximo a quatro milhões de dólares, segundo o portal Globo Esporte.
“Aceitamos a proposta do Grêmio por um dos jogadores de nosso elenco, Jaminton Campaz. Lhe desejamos sucesso em sua promissora carreira no futebol brasileiro”, escreveu no Twitter o time ‘vinotinto’, onde o atleta estreou em 2017, confirmando a transferência.
Campaz, que joga como atacante ou meia, foi um dos grandes destaques do Tolima que venceu o torneio Apertura-2021 da Colômbia.
Seu desempenho lhe valeu a convocação em junho pelo técnico da seleção colombiana, Reinaldo Rueda, para a oitava rodada das eliminatórias sul-americanas rumo à Copa do Catar-2022, em que empatou em 2 a 2 com a Argentina, e a Copa América-2021 que foi disputada no Brasil.
O jovem disputou apenas 28 minutos pela seleção principal até o momento, no empate em 0 a 0 com a Venezuela na fase de grupos da Copa América. Mas ele fez parte da seleção sub-17 que perdeu nas oitavas de final do Mundial da categoria na Índia em 2017.
Campaz é o terceiro reforço do Grêmio, depois do também colombiano e atacante Miguel Borja e do meia paraguaio Mathias Villasanti, dois jogadores que atuam por suas respectivas seleções.
A equipe comandada por Luiz Felipe Scolari está atolada em uma crise de resultados que a coloca na penúltima posição do Brasileirão, com 10 pontos em 14 jogos.
O time de Porto Alegre foi eliminado nas oitavas de final da Copa Sul-Americana pela LDU do Equador, embora esteja nas quartas de final da Copa do Brasil, fase em que vai enfrentar o Flamengo.
raa/jm/gfe/aam