A Grécia e a Turquia concordaram em negociar no âmbito da Aliança Atlântica para neutralizar a crise no Mediterrâneo Oriental, informou o secretário-geral da organização, Jens Stoltenberg, nesta quinta-feira.

“Após minhas discussões com os líderes gregos e turcos, ambos os aliados concordaram em manter negociações técnicas na Otan para estabelecer mecanismos de distensão militar e reduzir o risco de incidentes”, explicou Stoltenberg em um comunicado.

“A Grécia e a Turquia são dois aliados valiosos e a OTAN é uma plataforma importante para consultas sobre todas as questões que afetam a nossa segurança comum”, acrescentou.

Ambos os países mantêm uma disputa por fronteiras marítimas e depósitos de hidrocarbonetos no Mediterrâneo Oriental, e protagonizaram uma séria escalada militar.

O chefe da diplomacia dos EUA, Mike Pompeo, pediu a Ancara e Atenas na quarta-feira que “reduzam as tensões”.

Os dirigentes dos dois países vizinhos “deveriam sentar-se e iniciar discussões sobre tudo isto e encontrar soluções diplomáticas” porque “não faz sentido aumentar as tensões militares na região, só pode resultar em coisas negativas”, insistiu.