O Ministério da Cultura grego anunciou nesta terça-feira (11) a descoberta, na ilha de Creta, de um edifício “único” da civilização minoica, em uma colina situada no perímetro do futuro aeroporto internacional em construção.

Em um comunicado, o ministério detalhou que o edifício em questão foi descoberto em uma colina em Kasteli, a cerca de 500 metros de altitude, e em um local inicialmente reservado para a instalação de um radar, como parte das obras do novo aeroporto.

“É uma descoberta única e especialmente interessante”, comemorou a ministra grega da Cultura, Lina Mendoni, que enfatizou que é a primeira descoberta desse tipo em Creta.

O edifício, circular e de pedra, tem uma superfície de cerca de 1.800 metros quadrados e contém oito anéis “quase labirínticos” conectados por pequenas aberturas.

O uso do complexo é desconhecido, mas poderia ter tido funções rituais, indica o ministério, que acredita que a construção foi utilizada há entre 3.700 e 4.000 anos.

A descoberta implica que o radar do novo aeroporto deverá ser instalado em outro lugar, disse também a ministra.

A civilização minoica foi uma superpotência naval na Idade do Bronze e floresceu em Creta e outras ilhas do mar Egeu aproximadamente até o ano 1.500 antes da era cristã.

jph/mr/avl/mb/jb