Quando você está grávida, parece que tudo está fora da área de segurança: sushi, cafeína, queijo – a lista de itens tabus continua…

Isso vale duplamente para medicamentos. A Food and Drug Administration (FDA) e Centers for Disease Control and Prevention (CDC) têm sites inteiros dedicados ao tópico dos remédios que as mulheres grávidas podem e não podem tomar. O Advil, por exemplo, têm sido associados a taxas de defeitos congênitos em comparação com analgésicos como paracetamol (Tylenol), pelo CDC.

Mas, afinal, grávidas podem tomar pastilhas para tosse?

Enquanto, sim, elas contêm ingredientes ativos para fins de supressão de tosse, as pastilhas são muito leves. Então, qual seria o problema?

Honestamente, não há muitas informações sobre a segurança das pastilhas de tosse durante a gravidez, o que pode tornar o assunto ainda mais confuso. “Não há estudos olhando para a segurança do mentol, o ingrediente ativo típico em gotas para a tosse, durante a gravidez”, explica Dara Godfrey, nutricionista da Reproductive Medicine Associates, em Nova York.

Mas, mesmo sem muita pesquisa, a Cleveland Clinic diz que as pastilhas para tosse com mentol são adequadas, conforme as instruções, durante a gravidez. Mary Jane Minkin, ginecologista e professora clínica da Yale School of Medicine (EUA) também diz que nunca falou às mulheres que não podem tomar esse medicamento durante a gravidez.

Leia mais

Pesquisa descobre o melhor alimento para uma gravidez saudável
Dieta vegana na gravidez: esclareça 4 mitos e verdades

O mesmo vale para o dextrometorfano (o ingrediente ativo dos medicamentos antitussígenos), que a American Pregnancy Association considera seguro para uso durante a gestação.

Mas antes de você ir comprar pastilhas para tosse e começar a se encher delas até mesmo com o menor sinal de pigarros, é sempre uma boa idéia entrar em contato com seu médico antes de tentar qualquer novo medicamento nesse período.

“E se você ainda não estiver confortável tomando pastilhas para tosse enquanto estiver grávida, beba um pouco de água quente com limão, gengibre e mel”, orienta Godfrey. Essa receita caseira também pode ajudar a minimizar sua tosse.