Após Xuxa polemizar por alimentar morcegos em seu quintal, agora é a vez de Nathalia Valente, que está grávida, e resolveu cuidar de um animal que sua gata feriu e levou para casa. Em vídeos publicados nos Stories do Instagram, nesta quinta-feira, 3, ela aparece dizendo que vai “adorar” o bichinho e cuidar para que ele se recupere.
A influenciadora, que participou da 15ª edição do reality “A Fazenda” (Record TV), contou que alimentou o “fofucho”, como ela mesma o chamou, na noite anterior, quando sua gata machucou o animal, e que agora vai cuidar dele, já que ele está impossibilitado de voltar à natureza.
+Marido de Xuxa sobre apresentadora alimentar morcegos: ‘Importantes para a natureza’
+Perigo à saúde pública: Xuxa pode ser autuada por alimentar morcegos?
“A minha gata me trouxe um presente, que foi um morcego. A gata quase matou, então ele não está se pendurando”, disse a influenciadora, mostrando o morcego caído no gramado da sua casa.
“A gente colocou banana e ele comeu. Dá pra gente cuidar”, ressaltou ela, que logo após levou o mamífero para dentro de casa.
A influenciadora acomodou o bicho em uma caixa forrada e o alimentou com pedaços de frutas.
“A gente vai cuidar dele até ele ficar bem depois a gente vai soltar”, disse ela no vídeo.
A decisão da influenciadora gerou uma chuva de críticas, já que se trata de um animal silvestre que pode transmitir doenças, como a raiva. Em postagens seguintes, ela contou ter recebido mensagens negativas e lamentou a reação dos internautas.
“Nunca achei na minha vida que um morcego ia me fazer receber o tanto de mensagem de ódio que vocês estão me mandando”, lamentou ela.
“O morcego não caiu à toa, a minha gata pegou ele. Ela é caçadora e ela traz de presente aqui em casa. Dessa vez ela não matou, só mordeu e trouxe pra cá, deixou na porta do meu quarto. Então a gente vai cuidar e quando ele melhorar a gente vai soltar. Ele é um morceguinho de fruta, já entrou vários, a gente já teve contato com vários. Vocês fiquem tranquilos que eu nem toquei”, garantiu.
A influenciadora Nathalia Valente anunciou em março deste ano que está grávida pela primeira vez. O bebê é fruto do relacionamento com o modelo Yuri Meirelles. Os dois começaram a se relacionar durante participação em “A Fazenda 15”, em 2023.
Xuxa polemiza ao alimentar morcegos
No final de março deste ano, a apresentadora Xuxa Meneghel surpreendeu a web ao compartilhar vídeo em que ela alimenta dezenas de morcegos no quintal de sua casa. Nas imagens registradas pelo namorado, Junno Andrade, ela aparece abastecendo bebedouros como os de passarinhos e pendurando em uma árvore onde os animais pudessem consumir. Enquanto preparava, a cozinha de sua casa, que é aberta para a área do quintal, ia sendo tomada pelos bichos à espera do alimento.
O que os veterinários dizem sobre esse tipo de atitude
É importante lembrar as orientações de especialistas sobre os riscos que os morcegos representam já que podem transmitir doenças.
“Os morcegos são potenciais transmissores de diversas zoonoses (doenças que podem ser transmitidas de animais para humanos). O principal perigo que os morcegos representam para os humanos está relacionado ao potencial de transmissão de vírus, bactérias e fungos, sendo o mais conhecido a raiva, uma doença que pode ser muito grave e fatal se não for tratada prontamente. Além de outros vírus, eles podem transmitir histoplasmose, uma infecção fúngica causada pelo fungo Histoplasma capsulatum, que cresce nas fezes de morcegos”, explica Carolina Llanos, médica-veterinária da Clínica Villa Zampa à IstoÉ Gente.
De acordo com a médica, nem todos os morcegos transmitem doenças. A maioria das espécies vive normalmente e não representa nenhuma ameaça direta à saúde humana. “Assim como acontece com outros animais selvagens, alguns indivíduos podem ser infectados mesmo sem apresentar sinais clínicos visíveis. Portanto, não é possível distinguir visualmente se um morcego está doente ou não, o que enfatiza ainda mais a necessidade de evitar o contato direto com esses animais.”
“Quanto às mordidas, a maioria dos morcegos não é agressiva e não morde humanos por iniciativa própria. Existem algumas espécies sugadoras de sangue, como o morcego-vampiro, que preferem se alimentar de animais como gado e cavalos. Ataques a humanos são raros e geralmente ocorrem em áreas rurais ou perto de habitats naturais. O contato com morcegos deve ser evitado e sempre reportado às autoridades de saúde”, completa.
Ver essa foto no Instagram