Terá início no dia 25 de junho (sábado) em São Paulo, na Ilha Musical do Parque Villa-Lobos, com entrada gratuita, o Blues Jazz Brasil Festival. O evento também terá apresentações presenciais ainda em Curitiba (2/7) e em Porto Alegre (30/7). Já no dia 13/8 será a vez da versão Online. Uma edição especial com os melhores momentos de cada show e conteúdos exclusivos será transmitida no canal do Festival, apresentado pela cantora Paula Lima.

Para quem conhece o Festival, já sabe, não se trata apenas de um evento de Blues e Jazz, mas de um dia ao ar livre, ao som da melhor música, com o tradicional picnic, atividades para crianças e ações de sustentabilidade.

O evento é o sucessor do Festival BB Seguros de Blues e Jazz, que a partir de 2015 teve seis edições realizadas, com 184 shows presenciais em oito capitais e 42 na versão online em 2020. Participaram até hoje grandes nomes da música nacional e internacional em shows gratuitos. O patrocínio fica agora a cargo da PORTO.

Entre outros nomes importantes, participaram deste marcante festival artistas do calibre de Al Di Meola, Stanley Jordan, Robert Cray, Toninho Horta, Rick Wakeman, Zélia Duncan, Pepeu Gomes, Blues Etílicos, Joe Louis Walker, Wallace Roney Quintet e Maria Gadú, entre outros.

O elenco para a etapa de São Paulo do BLUES JAZZ BRASIL FESTIVAL traz como marcas registradas a qualidade artística e a diversidade. De cara, vale destacar Hermeto Pascoal, que desde os anos 1960 assombra o Brasil e o mundo com sua inventividade musical. Ele se apresentará tendo como convidado Arismar do Espírito Santo, um dos grandes baixistas brasileiros, também multi-instrumentista, e com um currículo dos mais invejáveis.

O gaúcho Yamandu Costa e seu icônico violão de sete cordas, outro artista nacional com fama mundial, virá de Lisboa, onde vive atualmente, para nos mostrar uma incrível fusão dos ritmos de sua terra natal acoplados a jazz, choro, bossa nova e o que mais pintar. Aos 42 anos, ele se apresentará com o bandolinista paulistano Fábio Perón e o baixista baiano Filipe Moreno, ambos nomes que vem se destacando na nova geração.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Considerado um dos melhores guitarristas da história do rock brasileiro, Edgard Scandurra mostrará ao público paulista sua faceta instrumental, em um show que tem tudo para surpreender quem só o conhece por sua preciosa atuação com o grupo Ira!, criado por ele com o cantor Nasi há 40 anos.

Neto do mitológico Astor Piazzolla (1921-1992), o baterista argentino Daniel “Pipi” Piazzolla lidera o grupo Escalandrum, que desde 1999 investe em uma inventiva fusão do tango com o jazz que já rendeu mais de 10 álbuns e shows em cerca de 40 países da Europa e América, Brasil incluído. Eles recentemente gravaram o elogiado álbum “Studio 2” (2018) no Abbey Road, mitológico estúdio de Londres onde brilharam os Beatles.

Para os fãs de grandes vozes femininas, a pedida será conferir a performance da excelente cantora norte-americana Tia Caroll, uma fiel seguidora da soul music e do blues oriunda de Richmond, Califórnia. Ela será acompanhada por um dos principais grupos de Blues no Brasil atualmente, Igor Prado & Just Groove, liderado pelo cantor, compositor e guitarrista brasileiro Igor Prado, vencedor de diversos prêmios internacionais e que consegue a façanha de ser extremamente elogiado e popular como bluesman na pátria do blues, os EUA.

O jazz de raiz estará presente com o grupo brasileiro Orleans Street Jazz Band, figura constante em grandes festivais no Brasil e que agita o público com performances pra cima e inspiradas das street bands de Nova Orleans.

O Bando Rock & Blues, grupo mineiro de blues que faz parte da trajetória do Festival desde a primeira edição, fará um show afiadíssimo com clássicos do blues, com um repertório daqueles que levantam o público e fazem história. Integra ainda a programação a cantora e compositora mineira Isabela Morais, que se apresentará em um show exclusivo com João Marcos Veiga, em um duo emocionante de hits das divas do blues e jazz ao som de um dos instrumentos mais tradicionais do Brasil, a sanfona.

Horários São Paulo:

11h00 – Orleans Street Jazz Band

11h30 – Isabela Morais Due Fole

12h00 – Escalandrum

13h00 – Edgard Scandurra

14h30 – Yamandu Costa convida Filipe Moreno e Fábio Perón


15h30 – O Bando Rock & Blues

16h30 – Hermeto Pascoal convida Arismar do Espírito Santo

17h40 – Tia Carroll e Igor Prado & Just Groove

*** Atenção: Os horários são aproximados e estão sujeitos à alterações, devido à dinâmica do Festival.

SERVIÇO SÃO PAULO

Local: Parque Villa-Lobos

Endereço: Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2001.

Dia: 25 de junho (sábado)

Horário: das 11h às 19h

Classificação Indicativa: livre


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias