São Paulo, 23 – O plantio de soja da safra 2025/26 na Argentina alcançava na última semana 96,2% da área projetada de 17,6 milhões de hectares, informou a Bolsa de Cereais de Buenos Aires. O avanço foi de 2,3 pontos porcentuais em relação à semana anterior. Segundo a bolsa, chuvas no norte do país limitam o avanço dos trabalhos, enquanto no sul de Córdoba e no oeste de Buenos Aires a preocupação é com a falta de umidade.
A parcela da safra de soja em condição boa ou excelente era de 53%, ante 61% na semana anterior. A bolsa disse que 34% da safra apresentava condição normal, em comparação a 35% na semana anterior.
Quanto ao milho, o plantio avançou 1,4 ponto porcentual na última semana, para 93,1% da área prevista. Segundo a bolsa, os trabalhos estão 5,3 pontos porcentuais atrasados na comparação anual, devido em parte às chuvas recentes no Noroeste e no Nordeste do país. No centro-norte de Santa Fé, o aumento das populações de cigarrinha-do-milho começa a alterar as decisões de manejo, e parte da área de milho tardio que ainda não foi implantada pode ser redirecionada para a soja, disse a entidade.
De acordo com o comunicado, 52% da safra de milho tinha condição boa ou excelente, em comparação a 64% na semana anterior. Já a parcela da safra em condição normal aumentou de 31% para 37%.