Grande Museu Egípcio será inaugurado em 1º de novembro no Cairo

ROMA, 6 AGO (ANSA) – O Grande Museu Egípcio (GEM) do Cairo teve sua data de abertura confirmada: 1º de novembro. O anúncio “do maior, mais completo e futurista museu egípcio de todos os tempos”, foi feito nesta quarta-feira (6) pelo primeiro-ministro do país, Mostafa Madbouly, após a aprovação do presidente, Abdel Fattah Al-Sisi.   

“A inauguração do GEM foi preparada para ser excepcional, que se soma a uma série de importantes eventos nacionais relacionados à história moderna do Egito”, antecipou Madbouly.   

Dentre os tesouros a serem exibidos na nova unidade está a Máscara de Tutankhamon, que deixará o Museu Egípcio na Praça Tahrir, para brilhar na nova sede, que foi construída em seções com formato de pirâmide ao lado das verdadeiras pirâmides de Gizé, as quais será ligada por uma passagem.   

Logo na entrada do GEM, que no momento é parcialmente visitável, gigantescas estátuas, como as do faraó Ramsés II, com 12 metros de altura e 83 toneladas de granito, recebem o público para uma visita inesquecível. (ANSA).