Gramado, banco de reservas e mais: os últimos preparos de Flamengo e Portuguesa para o Luso-Brasileiro
A reportagem do LANCE! visitou o estádio e conversou com o presidente da Portuguesa, Marcelo Barros, que destacou a importância de abrir as portas para os coirmãos

Com um contrato válido até maio, a casa do Flamengo em boa parte dos jogos do Campeonato Carioca será o Luso-Brasileiro. O estádio, inclusive, é palco da estreia do Rubro-Negro na competição, que acontece nesta quarta-feira, às 21h35, diante da Portuguesa. Por isso, a reportagem do LANCE! visitou o local e traz os detalhes dos últimos ajustes que têm sido feitos.
> Veja imagens do Luso-Brasileiro, casa de Flamengo e Fluminense no Cariocão
Ainda não é assinante do Cariocão-2022? Acesse www.cariocaoplay.com.br, preencha o cadastro e ganhe 5% de desconto com o cupom especial do LANCE!: GE-JK-FF-ZSW
Inicialmente, vale destacar que o Flamengo realizou melhorias no gramado do estádio. Dentre os investimentos feitos, o clube da Gávea realizou o “top dressing”, uma operação em que é aplicada uma mistura de areia lavada com substratos e fertilizantes. O objetivo do processo é regularizar a superfície – o que, aparentemente, parece ter sido bem-sucedido.
Um dos detalhes finais a ser feito é passar a tinta que vai demarcar as linhas de jogo. A Portuguesa, dona do estádio e que será visitante na estreia, confirmou que as marcações serão feitas já nesta terça-feira, véspera da primeira partida.
Detalhe do gramado do Luso-Brasileiro (Foto: Armando Paiva/LANCEPRESS!)
Outro investimento que está sendo feito pelo Flamengo é em relação aos bancos de reserva. Durante a visita da reportagem, o local ainda estava em fase de preparo, como pode ser visto na foto abaixo. A melhoria não é provisória, portanto, os bancos revitalizados permanecerão no Luso-Brasileiro (e não serão personalizados com o emblema rubro-negro, por exemplo).
Banco de reservas (Foto: Armando Paiva/LANCEPRESS!)
As cadeiras das arquibancadas, por sua vez, foram pintadas e revitalizadas pela própria Portuguesa. A capacidade do local é de 5.044 pessoas, mas apenas 4.004 lugares foram liberados para o uso durante o Estadual.
> Veja e simule a tabela do Cariocão
Cadeiras foram pintadas (Foto: Armando Paiva/LANCEPRESS!)
Dessa forma, para o jogo desta quarta-feira, a Nação poderá comprar 3.500 ingressos. Já a Lusa teve direito a comercializar 500, sendo que 100 são gratuidades. Como pode ser visto na foto abaixo, haverá uma divisão para separar os torcedores.
Ponto de separação entre as torcidas (Foto: Armando Paiva/LANCEPRESS!)
Diferentemente do acordo feito em 2016, o Flamengo não viu necessidade e optou por não subir uma arquibancada provisória no setor leste. Assim, o espaço será utilizado como estacionamento.
Por fim, os refletores estão prontos para receber jogos noturnos, como é o caso da partida entre Flamengo e Portuguesa. Nesta terça à noite, um último teste será feito para assegurar a qualidade da iluminação.
Os refletores estão prontos (Foto: Armando Paiva/LANCEPRESS!)
O Flamengo mandará os jogos iniciais do Carioca, enquanto o gramado do Maracanã está em reforma. E por lá o Fluminense também jogará como mandante. O L! ouviu o presidente da Lusa, Marcelo Barros, para saber mais acerca do lado hospedeiro do clube da Ilha do Governador, que viu o Rubro-Negro preferir o local em vez de mandar as partidas em Volta Redonda, algo corriqueiro em anos anteriores.
– A Portuguesa nunca negou ajuda, abrigo, para um coirmão. O Flamengo mostrou interesse e, na mesma hora, sentamos para conversar e colocamos o nosso estádio à disposição. Quanto aos valores, pode ter certeza que a Lusa fez o mínimo possível para poder contar com os jogos dessas duas equipes e, de certa forma, valorizar ainda mais o Campeonato Carioca – disse, emendando:
– O Flamengo está nos ajudando, principalmente, na reforma dos vestiários e a partir de agora na manutenção do campo, que já estava bom, mas mesmo assim passou por mais melhorias.
ABERTURA PARA OS COIRMÃOS
O acordo entre as partes, vale lembrar, também será financeiramente vantajoso para a Portuguesa. No entanto, o presidente ressaltou que o mais importante, na verdade, é mostrar a abertura do clube para os coirmãos.
– Sem dúvidas, é um dinheiro que entra em uma boa hora e vai nos ajudar. Mas o mais importante disso é mostrar que a Portuguesa novamente abre as portas do seu estádio para os coirmãos. Acreditamos que é desta forma que teremos um futebol carioca, que é o mais charmoso do Brasil, cada vez mais forte – explicou o mandatário.
VISIBILIDADE PARA O ESTÁDIO
Por fim, Marcelo Barros destacou a importância do estádio estar em condições de receber compromissos importantes. No fim do ano passado, por exemplo, o Luso-Brasileiro recebeu o Jogo das Estrelas do Zico, no qual o gramado foi muito elogiado.
– É importante pela questão da visibilidade que esses jogos trazem para o nosso clube, que busca crescer a cada ano que passa, não à toa no último carioca fizemos nossa melhor campanha. Como o jogo das Estrelas, tanto o Flamengo e Fluminense escolherem o Luso-Brasileiro para jogar, credencia o estádio e mostra o valor dele – explicou.
Veja também
- + Autoescola pode deixar de ser obrigatória para tirar a CNH
- + Hilary Duff posa nua para revista feminina
- + FGTS tem 2 saques de R$ 1.000 esta semana: esta quarta (11) e sábado (14); veja quem recebe
- + Hubble mostra as consequências de um cataclismo cósmico
- + Caminhoneiro tenta furtar espigas de milho, mas é atacado por gerente de fazenda
- + Novo RG: quanto tempo você tem para providenciar o documento
- + Veja os 8 sintomas da Ômicron em pessoas vacinadas
- + Saiba como lavar carne de frango crua sem contaminar sua cozinha
- + Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado
- + Veja quais foram os carros mais roubados em SP
- + Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua