GP de São Paulo não terá corrida sprint em 2026

ROMA, 16 SET (ANSA) – O Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1, no circuito de Interlagos, ficou de fora pela primeira vez do calendário de corridas sprint da principal categoria do automobilismo mundial, divulgado nesta terça-feira (16).   

Desde a introdução do formato de provas com duração reduzida, em 2021, o GP disputado na capital paulista sempre recebeu a F1 desta maneira. Com a novidade, o Brasil sediará em 2026 apenas a corrida principal, no domingo.   

Conforme o calendário das provas sprint do próximo ano divulgado pela categoria, os GPs que sediarão o formato reduzido serão: China (13 a 15 de março), Miami (1º a 3 de maio), Canadá (22 a 24 de maio), Silverstone (3 a 5 de julho), Holanda (21 a 23 de agosto) e Singapura (9 a 11 de outubro).   

O evento em Interlagos não foi o único a ser retirado da lista das provas sprint, pois as etapas na Bélgica, Estados Unidos e Catar seguiram os mesmos passos.   

“A temporada de 2026 marcará o início de uma nova era de regulamentos, então ter três novos circuitos para a sprint só aumentará o drama nas pistas”, declarou o italiano Stefano Domenicali, presidente da F1.   

Já Mohammed ben Sulayem, chefe da Federação Internacional do Automobilismo (FIA), apontou que as provas sprint “se tornaram parte cada vez mais empolgante” da categoria, pois “entregam corridas de alta intensidade e entretenimento adicional para os fãs” da modalidade. (ANSA).