Considerado o circuito mais tradicional da Fórmula 1, o Grande Prémio de Mônaco costuma realizar uma tradicional corrida de exibição com carros antigos pelas ruas de Monte Carlo antes da etapa válida pela temporada.
O evento, que antecede o GP do próximo fim de semana, proporciona aos fãs do automobilismo uma verdadeira visita ao passado e é tido como amistoso, pelo menos era o que se imaginava para esta edição. No entanto, o que se viu foi uma disputa acirrada entre uma Ferrari de 1974, que foi de Niki Lauda, guiada por Jean Alesi e uma Lotus de 1976, conduzida por Marco Werner.
Já na Largada, Alesi ultrapassou o pole Werner e o que se viu foi uma verdadeira luta pela liderança. Apesar da emocionante batalha, a corrida acabou mal para a Ferrari de Alesi. Em dado momento, uma diminuição na velocidade da Ferrari guiada pelo francês fez com que a Lotus de Werner não conseguisse parar a tempo. Na colisão, o carro que pertenceu à Niki Lauda bateu no muro e sofreu algumas avarias, enquanto Marco seguiu para a vitória.
A batida levou os mecânicos da scuderia italiana ao desespero. Já Werner, apesar de ganhar a corrida, sofreu uma punição de 50 segundos que acabou o levando para o 3º lugar. Com isso, o alemão decidiu não quis subir ao pódio como forma de protesto.
A 20-year winning drought brought to an end by a certain Niki Lauda and a legendary Ferrari 312 T 🏆 https://t.co/rlkD7NhKKj
Does it get any sweeter than a victory in Monaco? 🇲🇨
Here are some of the shots from that memorable weekend ❤️
#essereFerrari 🔴 #100x1000GP #RoadTo1000 pic.twitter.com/OGkUWowB1z— Scuderia Ferrari HP (@ScuderiaFerrari) June 12, 2020