Governo Trump volta a atacar Moraes e diz avaliar ‘novas medidas’ contra o Brasil

Aliado de Trump volta a atacar o ministro do STF Alexandre de Moraes
Aliado de Trump volta a atacar o ministro do STF Alexandre de Moraes Foto: Rosinei Coutinho/STF

O governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a fazer ameaças ao Brasil, mencionando o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

+ Em meio a tensões, EUA concedem visto diplomático ao ministro Fernando Haddad

+ Lula defende integração financeira e comércio entre países do Brics para combater protecionismo

Em uma publicação na rede social X, na segunda-feira (8), o subsecretário de Diplomacia Pública do Departamento de Estado americano fez referência às celebrações do Dia da Independência do Brasil, ocorrido no domingo (7), e citou o ministro para condenar o que chamou de ‘abusos de autoridade’.

“Ontem foi o 203º Dia da Independência do Brasil. Um lembrete do nosso compromisso de apoiar o povo brasileiro que busca preservar os valores da liberdade e da justiça. Em nome do ministro Alexandre de Moraes e dos indivíduos cujos abusos de autoridade minaram essas liberdades fundamentais, continuaremos tomando medidas cabíveis”.

 

Há três dias, Trump declarou estar ‘muito irritado’ com o Brasil e ameaçou restringir vistos de novas autoridades que participem da Assembleia Geral da ONU, em Nova York.

“Já aplicamos tarifas pesadas porque eles estão fazendo algo muito infeliz. O governo mudou para uma esquerda racical, issso está fazendo muito”, disse o republicano.