BRASILIA, 19 JUL (ANSA) – O governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na última sexta-feira (18) que determinou a revogação dos vistos americanos do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), de seus familiares e de seus “aliados na corte”.
A decisão foi divulgada nas redes sociais do secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, e não deixa claro quais outros ministros do STF e demais pessoas devem ser atingidos.
Acredita-se que a restrição afete pelo menos oito dos 11 ministros, de acordo com os votos da mais alta instância judicial do país sul-americano, realizados nos últimos meses, que levaram o ex-presidente Jair Bolsonaro ser alvo de uma operação da Polícia Federal (PF).
Ontem (18), as autoridades brasileiras fizeram buscas e apreensões contra o ex-mandatário e determinou que ele usará tornozeleira eletrônica e deverá respeitar recolhimento noturno entre 19h e 6h.
Segundo Rubio, sua medida “tem efeito imediato”, tendo em vista que Moraes tem perseguido Bolsonaro e promovido censura.
“A política de caça às bruxas de Alexandre de Moraes contra Jair Bolsonaro criou um complexo de perseguição e censura que viola os direitos dos brasileiros e também atinge os americanos”, afirmou.
O secretário norte-americano destacou ainda que, por causa disso, ordenou “a revogação dos vistos de Moraes, seus aliados na corte, e seus familiares, de forma imediata”. (ANSA).