Governo Trump revoga visto de brasileiro que celebrou morte de Charlie Kirk

REUTERS/Cheney Orr/File Photo
Charlie Kirk Foto: REUTERS/Cheney Orr/File Photo

O vice-secretário de Estado dos EUA, Christopher Landau, solicitou nas redes sociais para que as pessoas compartilhassem publicações de estrangeiros que estariam comemorando a morte de Charlie Kirk — que foi alvejado enquanto participava de um evento na Universidade de Utah Valley — para terem os vistos revogados. Um dos atingidos pela medida seria um neurocirurgião brasileiro.

O médico pernambucano fez um comentário no perfil de Kirk no Instagram. “Um salve a este companheiro de mira impecável. Coluna cervical”, escreveu.

O vice-secretário afirmou que o comentário do brasileiro é o “mais assustador de todo o conteúdo depravado que vi”. “Este é um profissional autorizado, que fez o juramento de Hipócrates? […] Eu pessoalmente orientei o chefe de Assuntos Consulares para que o visto dele seja revogado, se ele o tiver, e para impor um alerta para que ele nunca receba um”, disse por meio do X.

No Brasil, o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) também fez uma publicação contra o médico, e celebrou o post da Recife Day Clinic, na qual o profissional atuava.