WASHINGTON, 5 AGO (ANSA) – Os Estados Unidos pretendem aumentar significativamente seu papel no fornecimento de ajuda humanitária para a Faixa de Gaza, revelou um relatório do Axios, citando autoridades norte-americanas e israelense, publicado nesta terça-feira (5).
De acordo com a reportagem, o presidente dos EUA, Donald Trump, e seu enviado especial, Steve Witkoff, discutiram esses planos em um jantar na noite passada, após a viagem do representante do governo do republicano a Israel e Gaza.
Uma autoridade americana disse que foi decidido que o governo Trump “assumiria” a ajuda humanitária em Gaza porque Israel não a está administrando adequadamente.
Além disso, informou que países do Golfo, como o Catar, contribuirão financeiramente, enquanto Jordânia e Egito provavelmente também estarão envolvidos.
A fonte americana não especificou qual papel os Estados Unidos realmente desempenharão, mas afirmou que Trump “não está entusiasmado” com a ideia de os Estados Unidos assumirem o controle da situação. No entanto, “em certo sentido, isso precisa acontecer”, disse. (ANSA).