Governo Trump impede Harvard de ter estudantes estrangeiros

NOVA YORK, 22 MAI (ANSA) – O Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos anunciou nesta quinta-feira (22) que a Universidade Harvard, em Cambridge, está proibida de admitir estudantes estrangeiros.   

A medida do governo Donald Trump é válida até mesmo para alunos que já estudam na instituição de ensino americana, a mais prestigiada dos EUA. Com isso, eles precisarão ser transferidos.   

No comunicado, a administração do republicano acusou Harvard de tomar uma “conduta pró-terrorismo” e defendeu que a medida foi colocada em prática pela recusa a cumprir as normas exigidas pelo governo.   

“Harvard teve várias chances de fazer a coisa certa, mas se recusou. Com isso, perdeu a certificação do Programa de Estudantes e Visitantes de Intercâmbio por não cumprir a lei”, informou a nota da secretária de Segurança Interna, Kristin Noem, acrescentando que a universidade “fomentou a violência e o antissemitismo”.   

A faculdade, por sua vez, defendeu que a ação do governo é ilegal e garantiu que permanecerá comprometida em “manter a habilidade de receber estudantes e professores de mais de 140 países”. (ANSA).