Governo Tarcísio recebe críticas após trocar Paulo Freire por bandeirante para nomear estação de metrô

Governo Tarcísio recebe críticas após trocar Paulo Freire por bandeirante para nomear estação de metrô

Uma das futuras estações da linha 2-verde do Metrô de São Paulo não receberá mais o nome de Paulo Freire. A medida foi anunciada pela empresa, que é comandada pelo governo do estado. De acordo com o divulgado pelo Metrô, a decisão foi tomada em conjunto em janeiro deste ano após Tarcísio de Freitas (Republicanos) assumir como governador.

Ainda segundo o Metrô, a mudança ocorreu depois que uma pesquisa de opinião foi feita com moradores de regiões próximas da futura estação, a qual foi finalizada no final de 2022. O nome de Fernão Dias teria ficado no topo com 57%, seguido de Paulo Freire 29% e Parque Novo Mundo com 14%.

“O nome Paulo Freire era apenas provisório para a criação de referências nos projetos, até a confirmação pelas pesquisas”, diz o Metrô, em nota.

Conhecido como ‘Caçador de Esmeraldas’, Fernão Dias ficou conhecido por integrar grupo chamado de ‘Bandeirantes’, que expandiu os limites territoriais, fundou vilas e explorou indígenas em busca de pedras preciosas. Já Paulo Freire é chamado de “Patrono da Educação Brasileira” e tem sua obra reconhecida mundialmente com livros em metodologias relacionadas à Educação.

Críticas nas redes:

Expansão da linha 2-verde