Governo relaxa normas ambientais para aliviar escassez de combustível em estados americanos

Governo relaxa normas ambientais para aliviar escassez de combustível em estados americanos

As agências reguladoras dos Estados Unidos informaram nesta terça-feira que pretendem suspender de forma temporária as exigências ambientais em três estados da região leste do país para aliviar a escassez de combustível provocada pelo ataque virtual contra um importante oleoduto.

“Em resposta ao recente ataque de ‘ransomware’ ao oleoduto Colonial, o diretor da Agência de Proteção Ambiental (EPA), Michael Regan, emitiu uma isenção de emergência para ajudar a aliviar a escassez de combustível em estados cujo fornecimento de gasolina foi impactado pelo fechamento do gasoduto”, afirma um comunicado.

Uma das maiores redes de oleodutos do país foi atacada em 7 de maio por um grupo de hackers com sede na Rússia, o que forçou a paralisação das operações.

O Colonial Pipeline, o oleoduto afetado, transporta quase 45% dos combustíveis consumidos na costa leste do país e iniciou uma reabertura “por etapas”.

A agência informou que a revogação temporária permanecerá em vigor até 18 de maio para facilitar o abastecimento no Distrito de Columbia, Maryland, Pensilvânia e Virginia.

Os oleodutos transportam gasolina e diesel por mais de 8.800 km desde as refinarias instaladas na costa do Golfo do México, perto de Houston, até o nordeste do país.

A ação de hackers contra o oleoduto foi executada pelo grupo Darkside, segundo o FBI.