O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) editou um decreto de criação do Comitê de Coordenação Nacional para Enfrentamento da Pandemia da Covid-19, que foi publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira (26).

Segundo o texto, o comitê será composto pelo presidente da República, pelos presidentes do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (DEM), e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (Progressistas), e, na condição de observador, por autoridade designada pelo presidente do Conselho Nacional de Justiça.

A criação do comitê foi anunciada por Bolsonaro na quarta-feira (24), após uma reunião na residência oficial do Palácio da Alvorada, na qual o presidente encontrou com alguns governadores, ministros e chefes de poderes.

Bolsonaro disse que caberá ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, levar ao comitê as demandas dos governadores, e que o comitê se reunirá toda semana para decidir o rumo do combate à pandemia.

“Resolvemos, entre outras coisas, que será criada uma coordenação junto aos governadores, com o senhor presidente do Senado Federal. Da nossa parte, um comitê que se reunirá toda semana com autoridades para decidirmos ou redirecionarmos o rumo do combate ao coronavírus”, disse o presidente.