O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou Meri Helem Rosa de Abreu como diretora do Sesai ( Departamento de Gestão da Saúde Indígena da Secretaria Especial de Saúde Indígena), vinculado ao Ministério da Saúde. A nomeação foi publicada nesta quinta-feira, 2, no Diário Oficial da União.
Ex-coordenadora de relações institucionais da Fundação Butantan, Meri Helem coordenou as aquisições de insumos estratégicos para a Saúde na mesma pasta entre 2019 e 2021, no governo de Jair Bolsonaro (PL).

Meri Helem Rosa de Abreu
De Bolsonaro a Lula
No período, foi chefiada por Luiz Henrique Mandetta, Nelson Teich e, na maior parte do tempo, pelo hoje deputado federal Eduardo Pazuello (PL-RJ), ministro da Saúde no momento mais crítico da pandemia de covid-19.
General da reserva do Exército, Pazuello foi o ministro mais alinhado a Bolsonaro, atuando na contramão de entidades científicas internacionais ao negar medidas como o isolamento social e a vacinação.
Meses depois de deixar o cargo, foi indiciado na CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da covid-19 por epidemia com resultado morte, emprego irregular de verbas públicas, prevaricação, comunicação falsa de crime e crimes contra a humanidade.