O governo federal publicou um novo edital para a expansão da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol II), prevendo investimentos de R$ 507,1 milhões. O projeto abrange um trecho de 35,7 quilômetros entre Guanambi e Caetité, na Bahia, e deverá ser leiloado em 2026. A iniciativa é considerada estratégica para o escoamento de minério da região de Caetité e Tanhaçu, além da produção agrícola do Matopiba.
O traçado foi revisado pela Infra S.A. para evitar riscos à barragem de Ceraíma e garantir maior equilíbrio ambiental. Segundo o diretor-presidente da estatal, Jorge Bastos, a ferrovia terá papel transformador na economia baiana e nacional, ao permitir conexão logística mais sustentável e eficiente.
A Fiol II integra o corredor ferroviário que conecta a Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico) ao Porto de Ilhéus, formando parte do Corredor Bioceânico até Chancay, no Peru. O empreendimento, incluído no PPA 2024/2027, é uma das prioridades do governo para consolidar um novo eixo de exportação de grãos e minérios em direção à Ásia.
Com informações de Notícias de Mineração Brasil.