ROMA, 19 OUT (ANSA) – O governo italiano lançou nesta terça-feira (19) a Rede Nacional de Inteligência Epidêmica para identificar precocemente e monitorar situações inesperadas provocadas por doenças que possam se tornar uma emergência internacional de saúde pública.   

A informação foi divulgada pelo Ministério da Saúde da Itália em um comunicado que fornece diretrizes operacionais para a implementação da vigilância baseada em eventos em nível nacional.   

A rede é composta por analistas formados e certificados pela pasta e pelo Instituto Superior de Saúde (ISS), além de representantes dos serviços públicos de saúde em território nacional.   

De acordo com o diretor de Prevenção do ministério, Gianni Rezza, o objetivo principal do grupo é identificar dados sobre doenças transmissíveis inusitadas, inesperadas e / ou relevantes para a saúde pública em toda a Itália.   

O grupo tentará amenizar o risco de pandemias capturando “informações publicamente disponíveis de fontes não convencionais por meio de plataformas dedicadas a detectar os primeiros sinais de eventos de interesse”, segundo a nota.   

Semanalmente serão produzidos boletins que contemplarão todos os casos identificados no período de referência. Os analistas vão definir os procedimentos operacionais e a organização do trabalho durante a primeira reunião da rede, cuja data não foi divulgada. (ANSA)