Governo italiano fecha comércios para conter coronavírus (2)

ROMA, 11 MAR (ANSA) – O primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, está anunciando novas medidas contra a propagação do coronavírus nesta quarta-feira (11), durante transmissão ao vivo no Facebook.   

Entre as novas restrições, o político italiano determinou o “encerramento de todas as atividades comerciais e de varejo, com exceção de estabelecimentos de necessidades básicas”.   

Segundo ele, todos os comércios do país, exceto farmácias e mercados devem permanecer fechados até o próximo dia 25 de março. Além disso, os locais que não conseguirem garantir um metro de distância entre clientes não poderão abrir. Com isso, bares, casas noturnas, lojas e salões de beleza ficarão fechados.   

“Para obter uma resposta eficaz dessas medidas teremos que esperar algumas semanas”, explicou, ressaltando que os transportes e serviços públicos continuarão funcionando. Conte aproveitou o pronunciamento para informar que os italianos não precisam se desesperar para ir até os supermercados para comprar alimentos.   

De acordo com o político, as fábricas do país vão permanecer abertas, mas “com medidas de segurança”. O governo aconselha que as atividades de produção promovam trabalho ágil e incentive as férias. “Se os números de infectados com coronavírus continuarem a crescer, o que não é de forma alguma improvável, isso não significa que teremos que nos apressar em novas medidas. Não devemos fazer uma corrida cega contra o abismo”, acrescentou o italiano. O premier ressaltou que a Itália “é uma comunidade única” e “precisa de responsabilidade, precisa de cada um de nós, 60 milhões de italianos que fazem pequenos e grandes sacrifícios todos os dias”. Entre as novas medidas, o italiano ainda anunciou Domenico Arcuri como novo comissário. Ele se juntará ao chefe da Proteção Civil, Angelo Borrelli, na emergência do coronavírus. As novas medidas são divulgadas horas depois que o governo italiano divulgou o novo balanço da epidemia e que a Organização Mundial da Saúde classificou o coronavírus como pandemia. Até o momento, 12.462 casos totais foram registrados na Itália desde o início da emergência. As contaminações ativas são 10.590, sendo que 1.045 estão recuperados e 827 pessoas morreram. Por fim, Conte agradeceu a todos que respeitam as medidas adotadas pelo governo. “Saiba que essas renúncias estão dando uma grande contribuição ao país. A Itália está se mostrando uma grande comunidade”. (ANSA)