Governo italiano condena ataque contra sinagoga em Manchester

ROMA, 2 OUT (ANSA) – O governo italiano condenou “veementemente” o ataque contra uma sinagoga no norte de Manchester, em meio às celebrações do feriado Yom Kippur, o dia mais sagrado do judaísmo, o qual deixou mortos e feridos nesta quinta-feira (2).   

“Condeno veementemente o ataque à sinagoga de Manchester. Um ato gravíssimo dirigido à comunidade judaica no dia do Yom Kippur”, escreveu o vice-premiê e ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, no X.   

Segundo ele, “o povo judeu, assim como todos nós, está sob ataque, assim como o valor da liberdade religiosa, os princípios de tolerância e respeito que são a base de nossas democracias”.   

“Não devemos ceder em nenhum momento, em nenhuma circunstância: não devemos esquecer as atrocidades do passado recente. Juntos, devemos defender a paz e a liberdade”, enfatizou.   

O chanceler italiano ainda expressou sua proximidade com as famílias das vítimas e com o governo britânico e anunciou que a Farnesina e o Consulado da Itália em Manchester estão acompanhando de perto os desdobramentos do ataque ocorrido na sinagoga.   

Por fim, Tajani pediu que os cidadãos italianos na Inglaterra “entrem em contato com a Unidade de Crise” para emergências ou relatos.   

Mais cedo, o vice-premiê da Itália já havia dito no Senado que o Parlamento e o país têm o dever absoluto de se unir para condenar severa e concretamente todas as formas de antissemitismo, “um monstro perturbador que está ressurgindo em nossas sociedades”. (ANSA).