ROMA, 18 NOV (ANSA) – O governo italiano declarou nesta terça-feira (18) que apoiará uma possível candidatura do argentino Rafael Grossi, atual diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), ao cargo de secretário-geral das Nações Unidas.
A afirmação foi feita pelo vice-premiê e ministro das Relações Exteriores, Antonio Tajani, durante a primeira conferência sobre italofonia.
Tajani destacou o papel central desempenhado por Grossi em algumas das crises internacionais mais delicadas da atualidade.
Segundo o chanceler, o diplomata está “profundamente envolvido no que está acontecendo no Irã, no que está acontecendo em Zaporizhzhia e em muitas outras questões”.
O ministro também ressaltou que Grossi possui dupla cidadania argentino-italiana, motivo de muito orgulho para a Itália.
“Estamos orgulhosos de que e ele lidere a AIEA e espero que possa dar mais um passo à frente”, afirmou Tajani, garantindo que, certamente o governo italiano “apoiará qualquer possibilidade de ele liderar as Nações Unidas”, concluiu.
O governo italiano declarou nesta terça-feira (18) que apoiará uma possível candidatura do argentino Rafael Grossi, atual diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), ao cargo de secretário-geral das Nações Unidas.is. Com vasta trajetória no serviço exterior argentino e em organizações multilaterais, destacou-se também por sua liderança em iniciativas de igualdade de gênero no setor nuclear. (ANSA).