TEERÃO, 9 OUT (ANSA) – O governo iraniano celebrou nesta quinta-feira (9) o acordo de cessar-fogo na Faixa de Gaza entre Israel e o Hamas, enquanto o presidente da Rússia, Vladimir Putin, expressou esperança de que as iniciativas previstas no pacto sejam “implementadas”.
Em comunicado, o Ministério das Relações Exteriores de Teerã declarou que sempre apoiou as iniciativas para que as hostilidades no enclave palestino fossem cessadas.
“O Irã sempre apoiou qualquer ação e iniciativa que incluam o fim da guerra genocida, a retirada das forças de ocupação, o fornecimento de ajuda humanitária, a libertação de prisioneiros palestinos e a proteção dos direitos fundamentais dos palestinos”, escreveu a pasta.
Em território russo, Putin destacou a necessidade de que as iniciativas do acordo de paz proposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sejam “implementadas” em sua totalidade.
“O presidente Trump propôs as iniciativas e, como vocês viram, a Rússia as apoiou praticamente imediatamente. Esperamos sinceramente que essas iniciativas do mandatário americano sejam de fato implementadas”, avaliou o chefe do Kremlin.
Putin acrescentou que Moscou segue em contato com o governo israelense a respeito da situação nuclear do Irã e está transmitindo “sinais da liderança” de Tel Aviv a Teerã, para que a disputa seja resolvida diplomaticamente.
“Continuamos nossos contatos de confiança com Israel e estamos recebendo sinais da liderança israelense, que nos pede para transmiti-los aos nossos amigos iranianos, de que Israel está comprometido em promover uma solução e não está interessado em qualquer tipo de confronto”, afirmou o líder russo. (ANSA).