Governo interino da Venezuela quebra veto de Maduro e retorna ao X

CARACAS, 14 JAN (ANSA) – A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, e o ministro do Interior, Diosdado Cabello, considerado o número dois do governo, reativaram seus perfis na plataforma X, rompendo com um decreto imposto por Nicolás Maduro em 2024 que proibia o uso da rede social de Elon Musk no país.   

“Retomaremos o contato por este canal. A Venezuela permanece firme, forte e historicamente consciente”, escreveu Rodríguez em sua conta oficial, que destaca, em seu perfil, a seguinte mensagem: “Junto com o presidente Nicolás Maduro, no caminho de Bolívar e Chávez”.   

Publicação similar foi feita por Cabello em sua conta, após 17 meses de silêncio: “Restabeleceremos este canal de comunicação. Vamos vencer”.   

Após as eleições de julho de 2024, nas quais Maduro foi acusado de fraude pela oposição ao se manter no poder, o sucessor de Hugo Chávez proibiu o acesso ao X em todo o país, acusando Musk de incitar o ódio e de fazer parte de um “golpe ciberfascista” contra seu governo. O então líder também notificou autoridades e entidades estatais de que não poderiam usar a rede social.   

No último 3 de janeiro, Maduro e Cilia Flores, sua esposa, foram capturados pelos Estados Unidos em meio a um ataque em seu território. Sua vice, Rodríguez, assumiu provisoriamente o comando de Caracas por 90 dias, enquanto a nação segue a ser pressionada por Washington. (ANSA).