O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, acaba de anunciar que está permitida a entrada de garrafas de água em espetáculos e shows em todo o país. A medida é da Secretaria do Consumidor do Ministério da Justiça, e acontece após tragédia em show da cantora Taylor Swift no Rio de Janeiro, onde uma fã morreu ao sofrer paradas cardiorrespiratórias em dia de recorde de calor na cidade.

+ Fã morre durante show de Taylor Swift no Rio

“A partir de hoje, por determinação da Secretaria do Consumidor do Ministério da Justiça, será permitida a entrada de garrafas de ÁGUA de uso pessoal, em material adequado, em espetáculos”, escreveu o ministro. No Twitter/X, várias pessoas reclamam do calor e da falta de água potável no local.

Segundo ele, “empresas produtoras de espetáculos com alta exposição ao calor deverão disponibilizar água potável gratuita em “ilhas de hidratação” de fácil acesso”, acrescentou. A medida deve valer imediatamente, e a publicação da portaria oficial será feita em breve.

Dino afirmou também que a Secretaria Nacional do Consumidor tomará as providências cabíveis para a fiscalização, com a colaboração dos Estados e dos Municípios, bem como atuação da Polícia.

Mais cedo, o chefe da Segurança Público anunciou também que fará investigação do caso. “O Código de Defesa do Consumidor exige que os serviços sejam seguros e adequados à SAÚDE. É inaceitável que pessoas sofram, desmaiem e até morram por falta de acesso à agua”, escreveu.

Veja a previsão do tempo para este sábado no Rio

A cantora Taylor Swift fará a segunda apresentação do The Eras Tour neste sábado, 18, no Estádio Nilton Santos (Engenhão), no Rio de Janeiro. As temperaturas neste sábado prometem passar dos 40°C, segundo a previsão do tempo. Já antes das 8h, foi registrada a sensação térmica de 59,3ºC, em Guaratiba, na zona oeste do Rio. A previsão do dia é de temperatura máxima de 43°C, com mínima de 24°C.

Segundo o Sistema Alerta Rio, da prefeitura, a previsão de umidade relativa do ar fica entre 21% e 30% em alguns pontos da cidade, sendo um risco médio na escala. Pancadas de chuva moderada a forte a partir da noite também podem ocorrer, e os ventos estarão moderados, podendo haver rajadas fortes durante as pancadas.

Jovem morreu durante show na sexta-feira

Uma fã morreu  durante o show nesta sexta. Identificada como Ana Clara Benevides, a jovem sofreu duas paradas cardiorrespiratórias e não resistiu. Ana tinha 23 anos saiu de Minas Gerais para o show no Rio.

A jovem estava na grade do show quando desmaiou e foi atendida pelos bombeiros. Ana foi reanimada ainda no estádio, mas teve uma segunda parada cardíaca a caminho do Hospital Municipal Salgado Filho, na zona norte da capital fluminense.