O Secretário de Estado do Governo norte-americano, Antony Blinken, acaba de soltar uma nota oficial da posição dos Estados Unidos sobre a eleição na Venezuela. Em suma, ele critica a falta de transparência no processo eleitoral, a precipitação do Conselho Nacional Eleitoral em anunciar Nicolás Maduro presidente reeleito, sem dados oficiais comprobatórios, e cita como sucesso de apuração e restabelecimento dos fatos a iniciativa da oposição – Edmundo González e Maria Corina – em divulgar num site mais de 24 mil atas das seções que comprovariam a vitória esmagadora do candidato da oposição.

Blinken ainda garante que confirmou a autenticidades destas atas com observadores internacionais que participaram do processo.

“Nos dias que se seguiram às eleições, consultamos amplamente parceiros e aliados em todo o mundo e, embora os países tenham adotado abordagens diferentes na resposta, nenhum concluiu que Nicolás Maduro recebeu o maior número de votos nestas eleições”, diz na nota. Confira aqui a íntegra da nota oficial do Governo americano: https://www.state.gov/assessing-the-results-of-venezuelas-presidential-election/

No último parágrafo, Blinken diz que a Venezuela precisa estabelecer uma transição madura dentro de processo democrático num recado claro que o país norte-americano não deve ficar só assistindo: “Apoiamos plenamente o processo de restabelecimento das normas democráticas na Venezuela e estamos prontos a considerar formas de o reforçar em conjunto com os nossos parceiros internacionais”, conclui.