O Departamento de Estado dos EUA congelou a concessão de vistos para o Brasil e outros 74 países, conforme reportagem da rede de TV norte-americana Fox News divulgada nesta quarta-feira (14).
Até a última atualização, o órgão oficial não havia se pronunciado. A medida, que não possui data para terminar, deve entrar em vigor a partir de 21 de janeiro de 2026. Ainda não há informações se os vistos de turismo também serão afetados pelo congelamento.
Segundo a emissora, o objetivo da pausa é permitir que o governo avalie e revise os critérios atuais de concessão do documento a estrangeiros. Um memorando da administração de Donald Trump, ao qual a Fox News afirma ter tido acesso, indica que Washington pode começar a barrar idosos e pessoas com sobrepeso — em novembro, a agência Associated Press já havia reportado que o governo considerava diretrizes para restringir a entrada de pessoas obesas.
Além do Brasil, a lista de países afetados inclui Rússia, Irã, Afeganistão, Iraque, Somália, Tailândia e Iêmen.
“O Departamento de Estado usará sua autoridade para considerar inelegíveis potenciais imigrantes que possam se tornar um fardo para os Estados Unidos e explorar a generosidade do povo americano”, declarou o porta-voz do órgão, Tommy Piggott, em comunicado.