Governo do PR sanciona auxílio de R$ 50 mil para famílias atingidas pelo tornado

A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou por unanimidade a alteração na lei para que os recursos sejam repassados diretamente às pessoas que tiveram suas casa destruídas

Cidade Rio Bonito do Iguaçu - PR
Estimativa que quase 90% da cidade Rio Bonito do Iguaçu tenha sido destruída pelo tornado Foto: Ari Dias/Agência de Notícias do Paraná

O governador do Paraná Ratinho Júnior (PSD) sancionou na noite de domingo, 9, uma lei que prevê fornecer auxílio de R$ 50 mil para famílias atingidas pelo tornado que deixou seis pessoas mortas na sexta-feira, 7.

Isso ocorreu após aprovação unanime na Alep (Assembleia Legislativa do Paraná) para alteração do Fecap (Fundo Estadual para Calamidades Públicas). O texto autoriza que recursos sejam repassados diretamente para famílias com casas destruídas na região de Rio Bonito do Iguaçu, no centro-oeste do estado. Até então, a lei permitia apenas as transferências “fundo a fundo” entre estado e os municípios.

Cerca de 40 pessoas afetadas pelo tornado encontram-se em um abrigo em Laranjeiras do Sul, cidade vizinha que fica a 18km de Rio Bonito. Outras mil foram provisoriamente para residências de parentes e amigos.

Segundo o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), os ventos chegaram a 250 km/h em Rio Bonito na sexta-feira. Isso significa um tornado de intensidade nível 3 na escala Fujita, que vai de 0 a 5.

Há estativa que quase 90% da cidade tenha sido destruída. Por conta disso, o governo do Paraná decretou estado de calamidade pública. O domingo foi voltado principalmente para a remoção de destroços. Segundo a gestão Ratinho Júnior, cerca de 200 engenheiros da Cohapar (Companhia de Habitação do Paraná) e do Crea-PR (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná) iniciaram as avaliações dos prejuízos e também das condições estruturais das construções.

Passagem do tornado

Um tornado provocou a destruição da cidade de Rio Bonito na sexta-feira. Até o momento, seis pessoas morreram — sendo uma em Guarapuava. De acordo com a Defesa Civil, mais de 700 pessoas ficaram feridas.

Também há um desaparecido até o momento. Outras duas pessoas que foram dadas como desaparecidas já foram localizadas.