SÃO PAULO, 5 OUT (ANSA) – O casal australiano Mark Firkin e Jolie King (ela também tem passaporte britânico), que estava detido no Irã há cerca de três meses, foram libertados, informou a ministra das Relações Exteriores da Austrália, Marise Payne, neste sábado (5).
Os dois foram presos pela Guarda Revolucionária iraniana por usar um drone sem autorização das autoridades. O casal tentava registrar imagens de Teerã para postarem em suas redes sociais. Segundo Payne, a libertação de Firkin e King ocorreu após “sensíveis negociações” com as autoridades iranianas. “Estão prontos para retornar à Austrália e se reunir com seus familiares”, afirmou a diplomata.
A ministra das Relações Exteriores ainda ressaltou que os dois estão “animados e gozam de boa saúde”. Já uma outra britânica-australiana, a professora da Universidade de Melbourne, Kylie Moore-Gilbert, ainda está na prisão. De acordo com Payne, as negociações para garantir sua libertação ainda estão em andamento, mas é mais complexa, já que foi condenada.
Neste caso, “ela enfrentou o sistema legal iraniano, sendo condenada e sentenciada”, destacou a chanceler. A pena da professora é de 10 anos. (ANSA)