Economia

Governo de Trump defende suspensão dos programas de assistência do Fed

Governo de Trump defende suspensão dos programas de assistência do Fed

O secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, e o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, discordaram sobre se os programas de empréstimos de emergência deveriam ser estendidos - GETTY IMAGES NORTH AMERICA/AFP/Arquivos

O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Steven Mnuchin, defendeu nesta sexta-feira a decisão de não continuar com os programas de assistência financeira emergencial depois que o Federal Reserve (Fed) pediu para estendê-los.

Mnuchin disse que o Congresso foi “muito claro” em suas intenções sobre esses programas ao colocá-los em prática até dezembro.

Planos de assistência financeira foram implementados no segundo trimestre para garantir liquidez em meio à volatilidade dos mercados financeiros.

Mnuchin notificou o presidente do Fed, Jerome Powelll, na quinta-feira, que os programas para o mercado de empréstimos corporativos, bem como os de empréstimos para pequenas e médias empresas, não seriam estendidos para além do final de 2020.

Mnuchin pediu ao Fed que devolvesse US$ 445 bilhões em fundos não utilizados para o programa. Minutos depois, o Fed disse que “prefere que os benefícios estabelecidos durante a pandemia do coronavírus sejam mantidos para sustentar (a) economia ainda fatigada e vulnerável” dos Estados Unidos.

Mnuchin pediu nesta sexta-feira que realocassem fundos para pequenas empresas e outras que sofreram um golpe devastador com o coronavírus.

“Precisamos que o Congresso realoque esses fundos. Poderíamos fornecer uma resposta fiscal imediata de US$ 500 bilhões que não custará dinheiro aos contribuintes”, disse.

Mnuchin respondeu evasivamente quando questionado se a mudança não é uma forma de amarrar as mãos do governo Joe Biden, cuja vitória eleitoral foi contestada pelo presidente cessante Donald Trump.

“Esta não é uma questão política”, disse Mnuchin. “Isso é muito simples e realmente a questão é permitir realocar 500 bilhões de dólares”.

Veja também

+ Cantora MC Venenosa morre aos 32 anos e família pede ajuda para realizar velório
+ Homem salva cachorro da boca de crocodilo na Flórida
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Cirurgia íntima: quanto custa e como funciona
+ Idoso morre após dormir ao volante e capotar veículo em Douradoquara; neto ficou ferido
+ MasterChef: Fogaça compara prato com comida de cachorro
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel