Geral

Governo de SP admite que dados estaduais de casos de Covid-19 estão defasados

Governo de SP admite que dados estaduais de casos de Covid-19 estão defasados

AFP/Arquivos

A Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo admitiu nesta quinta-feira (20) que os dados do estado sobre casos novos de Covid-19 estão defasados. Em entrevista ao G1, a diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE), Tatiana Lang, reconheceu que há problemas nas estatísticas estaduais.

O estado vem notificando nos boletins um número menor de casos do que os divulgados pelas prefeituras. Entre os dias 1º e 19 de janeiro, por exemplo, só o município de São Paulo notificou 96.932 casos de Covid-19. Já o governo paulista teve 67.413 casos notificados em todo o estado, no mesmo período.


De acordo com a diretora da vigilância estadual, os técnicos da área da Saúde vão se reunir na próxima segunda-feira (24) para tentar solucionar as discrepâncias entre os dados do estado e dos municípios.

Lang elencou ainda algumas das hipóteses para a discrepância como o impacto do apagão de dados do Ministério da Saúde, atrasos na inserção de dados por parte dos outros municípios, e duplicidade de registros nas bases.

Para pesquisadores, as autoridades precisam esclarecer a razão de a capital ter mais registros do que o estado, uma vez que os números são registrados nas mesmas plataformas.