Mundo

Governo da Itália libera visitas a asilos para vacinados


ROMA, 8 MAI (ANSA) – O ministro da Saúde da Itália, Roberto Speranza, assinou neste sábado (8) uma medida que permite visitas a familiares que vivem em asilos, restritas desde o início da pandemia do novo coronavírus.   

A diretiva de Speranza permite o acesso em lares de idosos para pessoas completamente vacinadas contra a Covid-19, curadas da doença ou que apresentem exame PCR ou de antígeno negativo.   

No entanto, o ministro ressaltou que ainda é preciso respeitar os protocolos sanitários, como distanciamento físico e uso de máscaras. “Mas compartilhamos a alegria de quem finalmente poderá rever seus entes queridos após a distância indispensável para protegê-los”, acrescentou.   

Ao lado de profissionais da saúde, residentes de asilos foram os primeiros a ser vacinados na Itália, totalizando 670 mil imunizados nessa categoria até o momento.   

Desde o ano passado, alguns asilos já vinham criando soluções alternativas para possibilitar visitas, como as chamadas “salas de abraços”, espaços protegidos por plásticos anticontágio para permitir o contato entre familiares e hóspedes.   

Lares para idosos foram duramente atingidos pela primeira onda da pandemia na Itália, com milhares de mortes entre os meses de março e maio de 2020. Até o momento, o país contabiliza cerca de 4,1 milhões de casos e 122,7 mil óbitos por Covid, mas as médias de contágios e vítimas estão em queda há várias semanas. (ANSA).   

+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça

Veja também
+ Sabrina Sato mostra corpo musculoso em clique na floresta
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Lázaro Barbosa consegue fugir de novo da polícia após tiroteio
+ Gracyanne Barbosa dança pole dance com novo visual
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago