Governo da Itália aprova projeto que aumenta autonomia de Roma

Governo da Itália aprova projeto que aumenta autonomia de Roma

O governo da premiê da Itália, Giorgia Meloni, aprovou nesta quarta-feira (30) um projeto de lei que confere mais autonomia ao município de Roma, que há décadas sofre para enfrentar problemas crônicos, como os gargalos no transporte e a gestão de resíduos.

Se aprovado pelo Parlamento, o texto vai inserir a capital como um ente separado no Artigo 114 da Constituição, que define a estrutura da República Italiana, ao lado do Estado, das regiões, das províncias, das zonas metropolitanas e das prefeituras.

Com isso, Roma terá poderes legislativos e maior controle em áreas como transporte público, policiamento, planejamento urbano, comércio, valorização dos bens culturais e ambientais, turismo, políticas sociais e construção civil.

“Hoje o governo aprovou uma reforma constitucional que insere Roma Capital entre os entes constitutivos da República e atribui a Roma poderes legislativos em matérias que tocam a vida cotidiana dos romanos”, afirmou Meloni em um vídeo.

“Graças a essa reforma, poderemos finalmente restituir a Roma o valor que ela merece”, acrescentou a premiê de direita.

Já o prefeito Roberto Gualtieri, de centro-esquerda, disse que o texto marca uma “reviravolta” na vida da cidade mais populosa da Itália. Ele também mostrou confiança de que a reforma seja chancelada pelo Parlamento ainda na atual legislatura, que termina no segundo semestre de 2027.