ADDIS ABEBA, 29 JUN (ANSA) – Após cerca de oito meses, o governo da Etiópia anunciou um “cessar-fogo unilateral” em Tigré e as forças rebeldes do Frente de Libertação do Povo de Tigré (TPLF) reconquistaram a cidade de Mekelle, capital da região localizada no norte do país, na noite desta segunda-feira (28).
“Para que os agricultores possam cultivar em paz, para que as ajudas humanitárias possam ser distribuídas e que as forças (rebeldes) do TPLF possam retomar o caminho da paz, um cessar-fogo unilateral e incondicional foi proclamado a partir de hoje, 28 de junho, até o fim da temporada de colheita”, informou em nota o governo.
Mekelle estava sob o controle do Estado desde o fim de novembro de 2020, quando o governo fez uma “ofensiva final” para retirar o poder dos rebeldes, que apoiam o partido TPLF, que ficou por anos no poder até o governo do atual premiê, Abiy Ahmed.
As forças ligadas à sigla não aceitam a posse de Ahmed e cobravam por novas eleições, deixando a área cada vez mais isolada. No dia 21 deste mês, o país finalmente foi às urnas após dois adiamentos do pleito por conta da pandemia de Covid-19, mas Tigré não teve eleições por conta do conflito.
Segundo as Nações Unidas, o combate no norte do país deixou, além de milhares de mortes, mais de 350 mil moradores sem casa e em situação de extrema pobreza. (ANSA).