SÃO PAULO (Reuters) – O governo central, composto por Tesouro Nacional, Banco Central e Previdência Social, registrou um déficit primário de 40,989 bilhões de reais em fevereiro, informou o Tesouro nesta quinta-feira.

O resultado de fevereiro veio pior que a expectativa do mercado, de acordo com pesquisa da Reuters, que apontava para um déficit de 35,7 bilhões de reais no mês.

O resultado de fevereiro deste ano também foi pior que o registrado no mesmo mês do ano passado, quando o governo central havia registrado déficit de 20,367 bilhões.

No acumulado de janeiro e fevereiro, o governo central está superavitário em 37,768 bilhões de reais, graças ao resultado positivo verificado no primeiro mês do ano. Conforme o Tesouro, este é o melhor resultado para os dois primeiros meses de um mandato presidencial.

A previsão contida na Lei Orçamentária Anual (LOA) é de um déficit primário de 228,1 bilhões de reais em 2023.

O Ministério da Fazenda, no entanto, vem trabalhando com um rombo menor. No Relatório de Avaliação de Receitas e Despesas Primárias do primeiro bimestre, a previsão é de déficit primário de 107,6 bilhões de reais em 2023.

(Por Fabrício de Castro)

tagreuters.com2023binary_LYNXMPEJ2T0XH-VIEWIMAGE