O governo britânico apresentará, nesta quinta-feira (26), seu projeto de lei para iniciar o processo de saída da União Europeia (UE), ao mesmo tempo em que aceitou entregar aos parlamentares a estratégia do processo, mediante um “livro branco”.

A lei “será apresentada amanhã [quinta-feira]”, informou um porta-voz do gabinete da primeira-ministra Theresa May, que quer que o texto seja aprovado antes de março.

É em março que tem início, oficialmente, o prazo de negociação com a UE, assim que o governo invocar o artigo 50 do Tratado de Lisboa.

Pressionada pela oposição, May aceitou publicar o “livro branco”.

“Posso confirmar para a Câmara que nosso plano será expresso em um livro branco”, disse a premiê no Parlamento, sem especificar a data em que estará pronto, apesar da insistência do líder da oposição, o trabalhista Jeremy Corbyn.

Em relação ao projeto de lei que será apresentado no Parlamento, será um texto “simples”, afirmou o ministro encarregado do Brexit, David Davis.

“Estou certo de que ninguém tentará [usar o projeto de lei] para tentar contrariar a vontade dos britânicos, ou atrasar o processo”, declarou.

A lei será debatida durante sua segunda leitura na Câmara dos Comuns, prevista para acontecer na semana que vem.