SÃO PAULO, 8 DEZ (ANSA) – Uma pesquisa Datafolha divulgada neste domingo (8) apontou que a lenta recuperação econômica do Brasil ajudou a frear a perda de popularidade do presidente Jair Bolsonaro. Segundo os dados, a avaliação ótimo ou bom oscilou de 29% para 30% na primeira semana deste mês. Já a taxa de reprovação, os que consideram o governo ruim ou péssimo, atingiu 36%. Os entrevistados que acham a administração Bolsonaro regular aumentou para 32%.   

Apenas 1% dos entrevistados não sabe ou não respondeu. A pesquisa foi feita nos dias 5 e 6 de dezembro com 2.948 pessoas de 176 cidades. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O Instituto ainda questionou os entrevistados se eles confiam nas declarações de Bolsonaro. Ao todo, 19% das pessoas confiam; 37% confiam às vezes; 43% nunca confiam; e 1% não sabe ou não respondeu. Já em relação à situação econômica do país, 43% acham que vai melhorar; 31% acreditam que ficará estagnada; e 24% responderam que vai piorar. No total, 25% aprovam o trabalho do ministério econômico. Além disso, a pesquisa elegeu os principais problemas do Brasil.   

De acordo com os entrevistados, a saúde está no topo da lista, com 32%, seguido pela educação, com 14%. Já segurança e desemprego aparecem ambos com 13%, e corrupção e economia, com 8%. (ANSA)