A nova pesquisa Datafolha, divulgada nesta quinta-feira (23), mostrou que a reprovação ao governo de Jair Bolsonaro (PL) segue estável do fim de maio até agora. O atual mandatário segue o presidente eleito com pior avaliação a essa altura do mandato desde a redemocratização do Brasil.

O Datafolha ouviu 2.556 pessoas nos dias 22 e 23 de junho. A pesquisa mostrou que Bolsonaro tem sua gestão rejeitada por 47% dos brasileiros, uma ligeira queda em relação a maio, quando eram 48%.

Os que acham regular oscilaram de 27% para 26%, enquanto os que aprovam o atual governo, que consideram bom ou ótimo, somam 26%. Os números chegam após o aumento dos ataques de Bolsonaro ao sistema eleitoral, a ameaça de CPI da Petrobras e a prisão do ex-ministro Milton Ribeiro.

Apesar dos números ruins, a maior rejeição de Bolsonaro foi em dezembro de 2021, quando a gestão foi rejeitada por 53% dos entrevistados. Mesmo com os números atuais um pouco melhores, ele segue como o chefe do Executivo com pior avaliação após 3 anos e 6 meses de mandato desde 1989.

A pesquisa Datafolha ainda mostrou as intenções de voto. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aparece com 47%, seguido por Bolsonaro com 28%. Nos votos válidos, Lula alcança 53% e, neste cenário, venceria já no primeiro turno.