Após três anos e meio de mandato, o presidente Jair Bolsonaro (PL) cumpriu cerca de uma a cada três promessas feitas durante a campanha eleitoral de 2018, segundo levantamento feito pelo site G1.

Na primeira campanha a presidente, Bolsonato firmou 58 compromissos. Logo depois, foi eleito para o mandato como chefe do Executivo e cumpriu apenas 21, ou 36% do total.

Os dados levantados pela publicação mostram que 16% das promessas foram cumpridas apenas de maneira parcial. Já as promessas ainda não cumpridas atingem 48%, quase metade das feitas em 2018.

Entre as promessas realizadas pelo atual governo, está a da renda mínima. Em maio deste ano, o Congresso substituiu o Bolsa Família pelo Auxílio Brasil, com um benefício mínimo de R$ 400 para famílias de baixa renda.

Enquanto isso, Bolsonaro não cumpriu a promessa de ter “no máximo 15 ministérios”. Quando tomou posse, em janeiro de 2019, eram 22 ministros no governo. Logo depois, para agradar partidos do chamado Centrão, criou o Ministério das Comunicações e mantém até hoje as 23 pastas.