ROMA, 9 OUT (ANSA) – Um grupo de ministros da Itália assinou nesta sexta-feira (9) o decreto da Alitalia, maior empresa italiana de aviação civil, que institui uma newco [uma nova companhia resultante de fusão] para o transporte aéreo do país.   

O documento foi firmado pelos ministros de Economia, Roberto Gualtieri; de Infraestrutura e Transportes, Paola De Micheli; de Desenvolvimento Econômico, Stefano Patuanelli; e do Trabalho e Políticas Sociais, Nunzia Catalfo.   

A Alitalia pertence à holding Compagnia Aerea Italiana (51%) e à Etihad Airways (49%), mas estava sob intervenção do governo desde maio de 2017 por causa de uma crise de liquidez que a deixou à beira da falência.   

Com a iniciativa, a companhia será rebatizada de Italia Transporto Aereo e poderá ser chamada de Alitalia Ita. “Será ITAliana porque terá que levar a Itália ao mundo”, escreveu De Micheli em uma publicação no Facebook.   

“Começa uma nova história. Nasce a companhia aérea nacional que terá de assumir um papel de liderança no mercado europeu e internacional. Uma operação industrial ao serviço do país, que valorize as competências e o profissionalismo italiano, e que apoiará a competitividade das nossas empresas e do turismo. Um investimento por um futuro com mais Itália no mundo”, acrescentou a ministra de Infraestrutura.   

O novo Conselho de Administração da newco será liderado por Francesco Caio, como presidente, e por Fabio Maria Lazzerini, na função de diretor-geral, informou um comunicado dos Ministérios.   

Segundo a nota, os conselheiros serão Alessandra Fratini, Angelo Piazza, Lelio Fornabaio, Frances Vyvyen Ouseley, Simonetta Giordani, Silvio Martuccelli e Cristina Girelli. Já o conselho fiscal será composto por Paolo Maria Ciabattoni, Giovanni Naccarato, Marina Scandurra, Gianfranco Buschini e Serena Gatteschi.   

“A newco representa o primeiro passo para o estabelecimento de uma transportadora de qualidade capaz de competir no mercado internacional. Lançamos as bases para o relançamento do transporte aéreo italiano, através da escolha de gestores de alto nível e grande competência capaz de desenvolver e implementar um plano industrial sólido e sustentável”, declarou Gualtieri.   

No mês passado, o CEO designado pelo governo para a newco, Fabio Lazzerini, ressaltou que a nova Alitalia manterá seu posicionamento no mercado premium, descartando uma investida no setor de baixo custo. (ANSA)