Nesta terça-feira (24), o governo espanhol anunciou que os brasileiros estão liberados de fazer quarentena para entrar no país desde que estejam completamente imunizados contra a Covid-19 a mais de 14 dias.

De acordo com o comunicado divulgado pela embaixada espanhola, turistas vacinados com qualquer uma das vacinas disponíveis podem entrar no país, inclusive quem recebeu as doses do imunizante Coronavac.

O certificado de imunização deverá ser traduzido para o espanhol, inglês, francês ou alemão. Com vacinas fabricadas no Brasil, é necessário obter o certificado digital do Ministério da Saúde do Brasil na versão em espanhol.

Brasileiros que foram infectados pelo coronavírus e não se vacinaram poderão apresentar um certificado de recuperação, desde que já tenha passado pelo menos 11 dias desde o primeiro teste positivo. Este documento também deve vir traduzido para o espanhol, inglês, francês ou alemão e terá validade de 180 dias.

O governo espanhol não vai exigir um teste negativo feito com uma certa antecedência do embarque, mas é possível que seja solicitado que o passageiro seja testado no momento do desembarque. Todos os turistas vão ter a temperatura corporal verificada e, é possível que a entrada possa ser negada por motivos de saúde pública.