Governo anuncia diplomata para presidir COP 30 em Belém

José Cruz/Agência Brasil
O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva durante reunião para tratar sobre questões ambientais e definir o presidente da COP30, André Corrêa do Lago. Foto: José Cruz/Agência Brasil

O governo brasileiro anunciou nesta terça-feira (21) o nome do embaixador André Corrêa do Lago para presidir a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30), que será realizada no final deste ano em Belém, no Pará.

A informação foi divulgada pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e pela secretária-executiva do Ministério das Relações Exteriores, Maria Laura da Rocha, depois de uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Marina aproveitou para “parabenizá-lo” pela disposição e afirmou que a secretária Ana Toni será a diretora-executiva da COP.

O diplomata foi considerado o principal negociador do Brasil nas últimas duas cúpulas do clima, em Dubai, nos Emirados Árabes, em 2023, e em Baku, no Azerbaijão.

Desde 2023, Corrêa do Lago é secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Itamaraty, cargo criado durante a gestão do petista, e é responsável por trabalhar com temas de desenvolvimento sustentável desde 2021.

Após o anúncio, ele agradeceu “a confiança do presidente Lula” em nomeá-lo presidente da COP 30 e disse ser “uma honra imensa”.

“Acredito que o Brasil pode ter um papel incrível nessa COP”, enfatizou.

Por fim, o embaixador expressou gratidão a “todos os atores que são absolutamente essenciais na formação do que o Brasil quer desta COP”, como ,o governo, a sociedade civil e o empresariado.