A usina nuclear de Chernobyl, na Ucrânia, viu aumentar o número de visitantes nos últimos anos, especialmente com o surgimento de uma categoria chamada “turismo sombrio”. De acordo com a emissora americana CNN, áreas até então não acessadas por civis estarão abertas para visitação.

Turistas poderão frequentar duas áreas fortemente radioativas no reator 4 da usina. Para isso, as pessoas precisarão usar trajes especiais de proteção contra radiação, luvas, máscaras e capacetes. Depois do passeio, os visitantes ainda precisarão passar por dois testes para medir a exposição radioativa.

A medida faz parte de um plano do governo local para aumentar o turismo na área, inclusive com apoio do presidente Volydymyr Zelensky. “Nós devemos dar uma nova vida para esse território ucraniano. Chernobyl foi uma propaganda negativa para a Ucrânia, é hora de mudar isso”, afirmou.

O aumento do turismo na região ocorre meses depois da premiada série Chenobyl, da HBO, ser lançada. No seriado, os momentos após o acidente nuclear são contados, com visão do governo local e da população afetada.