Os governadores de oposição ao governo Lula estão bem avaliados, segundo a primeira pesquisa estadual da Genial/Quaest em 2024, que ouviu eleitores de quatro estados: Goiás, Minas Gerais, Paraná e São Paulo.
Caiado e Ratinho Júnior são destaque
Destaque para os comandantes de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), e do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), com aprovação de 86% e 79%, respectivamente.
Detalhe é que desses estados emergem também os maiores índices de desaprovação ao governo petista: 54% no Paraná e 50% em Goiás, acima da média nacional de 46%, registrada na pesquisa de avaliação divulgada em março.
Tarcísio e Zema na média
O governador paulista, Tarcísio de Freitas (Republicanos), registrou aprovação de 62% dos entrevistados, mesmo índice do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo). A desaprovação ao governo Lula nesses dois estados está em 48% e 47%.
Metodologia
Foram realizadas 1.506 entrevistas presenciais em Minas Gerais, 1.121 no Paraná, 1.127 em Goiás e 1.656 em São Paulo. As margens de erro são de 2,5 pontos percentuais em Minas Gerais, 2,9 p.p no Paraná e em Goiás e 2,4 p.p em São Paulo.