A governadora do Arizona, a democrata Katie Hobbs, disse na sexta-feira (15) que enviará soldados da Guarda Nacional para a fronteira Estados Unidos-México, porque a administração do presidente Joe Biden “se recusa a fazer seu trabalho”.

Hobbs, cujo estado é crucial para os republicanos, repreendeu na semana passada seu correligionário Biden, depois do fechamento de um acesso legal, supostamente para permitir que as autoridades concentrem seus recursos em impedir a migração em condição ilegal.

“Mais uma vez, o governo federal se recusa a fazer seu trabalho de proteger nossa fronteira e manter nossas comunidades seguras”, disse Hobbs, em sua ordem executiva na sexta-feira.

“Com esta ordem executiva, atuo onde o governo federal não o faz”, completou.

“Mas não podemos fazer isso sozinhos. O Arizona precisa de recursos e de poder humano para reabrir a passagem de Lukeville, administrar o fluxo de migrantes e manter uma fronteira segura, ordenada e humana”.

“Apesar dos contínuos pedidos de apoio, a administração Biden se recusa a enviar os recursos desesperadamente necessários para a fronteira do Arizona”, criticou.

Para sua sobrevivência econômica, várias comunidades da região dependem da imigração legal através da passagem de Lukeville, e seu fechamento afeta famílias que vivem em ambos os lados da fronteira.

A imigração é um tema-chave para os republicanos de olho na eleição presidencial de 2024, e democratas como Hobbs, nos chamados estados “roxos” (que não se inclinam solidamente para os republicanos, nem para os democratas), são mais vulneráveis.

hg/amz/pr/gm/tt/yr